Maria João Mota – PELE

Nascida no Porto em 1979, é pós-graduada em “Direitos Humanos e Democracia” e em “Teatro como Instrumento de Intervenção em Contextos Sócio-Educativos”.

É co-fundadora da PELE_Espaço de Contacto Social e Cultural e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto onde desempenha funções de Direção Artística e Coordenação de Projetos Nacionais e Internacionais desde 2007.Desenvolve um trabalho continuado de ação e reflexão no campo das Práticas Artísticas Comunitárias, nomeadamente em contextos e com grupos que revelem maior potencial de transformação.

PELE

A PELE é uma estrutura artística do Porto, criada em 2007, que desde a sua génese, aposta  na afirmação da arte enquanto espaço privilegiado de diálogo e criação coletiva, procurando o equilíbrio entre ética e estética. Desenvolve uma pesquisa contínua incidindo na interação entre a criação artística e participação cívica e política.

Organiza-se em 4 áreas de ação: Criação, Programação, Formação e o Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto, e ao longo de mais de doze anos tem desenvolvido múltiplas criações, metodologias de trabalho e sistematizado processos de pensamento numa perspetiva de aprofundamento e consolidação do campo lato e fecundo das Práticas Artísticas Comunitárias. 

Desenvolve o seu trabalho numa lógica de interseção de disciplinas e setores como a cultura, a coesão social, política, a educação, a justiça, a saúde, o ambiente. A sua ação é norteada pelo princípio de construir processos e produtos artísticos que revelem qualidade estética, compromisso ético e eficácia no que diz respeito ao empoderamento individual e social.

Voltar